Alquimias Naturais Produção Fefa Pimenta Sabonete Natural Shampoo Sólido

Olá Malaguetas! Voltamos do recesso, que alegria!

Estamos reiniciando as atividades do nosso blog (ah, planejamos escrever mais por aqui!) e por isso, será um texto bem curto, apenas para contar um pouco como foi esse período entre o final de 2015 e início de 2016.

Sim, nós ficamos alguns dias em descanso, afinal desde que começamos com a Fefa Pimenta Natural em 2014 estávamos sem férias. No entanto, dividimos esse tempo para dar início as atividades de produção no nosso novo Ateliê Malagueta.

Como assim novo Ateliê?

Isso mesmo, no mês de dezembro de 2015 concluímos a nossa mudança de localização. Não tinha como esperar mais, uma vez que desde o início de 2015 era necessário esse movimento, que foi adiado por causa da cirurgia de emergência no tornozelo de Fefa (pessoa). Imaginem que o mês de dezembro ficou ainda mais curto!

Por causa disso, não foi possível a produção das alquimias nesse período. Em uma produção artesanal qualquer mudança na rotina gera impactos, ainda mais porque existe um período de cura (que chamamos de cura mágica! rs) para que cada lote de nossos sabonetes/shampoos sólidos estejam liberados para seguir o seu destino. Então, vocês já entenderam o desfecho disso: nosso estoque ficou bem comprometido. Um lapso que vale a pena quando sabemos que tem muita alquimia fresquinha e perfumada aguardando para aparecer em nossa loja virtual.

E quando vai ser isso? Eu quero alquimias naturais e malaguetas, como faz?

Vamos divulgar algumas datas da nossa programação inicial, segue comigo:

A partir do dia 01/02/16:

Sabonete Natural Argila Verde e Tea Tree
Sabonete Natural Argila Branca e Manjericão
Sabonete Natural Copaíba e Lavanda
Shampoo Sólido Abacate e Menta
Shampoo Sólido Abacate e Ervas
Shampoo Sólido Abacate e Lavanda
Shampoo Sólido Abacate e Capim Limão
Shampoo Sólido Pracaxi Herbal

Após o período do Carnaval:

Sabonete Natural Oliva
Sabonete Natural Andiroba e Capim Limão
Sabonete Natural Argila Cinza
Sabonete Natural Copaíba Murumuru e Eucalipto
Sabonete Natural Maracujá e Eucalipto
Shampoo Sólido Natural Alecrim, Menta e Tea Tree

Enquanto isso, acompanhem nossas postagens de dicas variadas, bastidores das produções e informações sobre nossas alquimias malaguetas ao longo dos próximos dias, seja aqui pelo blog ou na nossa fanpage. Ficamos combinados?

Beijos enormes
Fefa

16 thoughts on “Eu quero alquimias naturais e malaguetas! – a programação inicial

  1. Ai que bom! Estava esperando ansiosamente pelo seu retorno! Feliz 2016!
    Uma pergunta, o que diferencia nos ingredientes, fabricação, etc, o sabonete natural do shampoo sólido?
    Obrigada!

    • Olá Giovanna, ah muita alegria ler isso, gratidão!
      Ótima pergunta, acho até que pode virar um post exclusivo em breve! Mas vou adiantar, a maneira de produção, o método e o amor são os mesmos – tanto no shampoo sólido quanto no sabonete natural. O que acontece é que no shampoo sólido há um balanceamento específico com óleos vegetais, manteigas, óleos essenciais e outros aditivos naturais que visam determinado tipo capilar, problemas como caspa, seborreia e também, para ajudar a escolha e transição, principalmente de quem tem os cabelos mais longos, danificados, delicados. O intuito é facilitar mesmo. Mas no final, eles são versáteis: o shampoo pode ser usado no corpo e rosto e o sabonete, pode ser usado nos fios. Por exemplo, o sabonete copaíba, murumuru e eucalipto guarda essa versatilidade: tem algumas meninas que usam como shampoo e não trocam por nenhum outro. É bem individual mesmo e a linha de shampoo é para abrir seu encontro com eles, no entanto, o que a gente quer mesmo, é que você encontre um, seja sabonete ou shampoo que seja possível você usar em tudo, quando isso acontece a gente dá pulinhos de felicidade por aqui, é a materialização da beleza verde e natural! Um beijão

  2. Obrigada pela resposta! Uso os sabonetes naturais da marca Sachi, vc deve conhecer, foi a primeira marca que conheci e amo. Estou louca para conhecer os da Fefa! Fiquei impressionada com a variedade que vcs tem!
    Uso sabonete mesmo como shampoo e acho ótimo, tão prático, sem falar que são naturais, que me incomodo ao usar um outro shampoo liquido normal! Acho difícil de espalhar kkk
    Sou louca, viciada em cosméticos naturais, moro em Brasília, e gostaria muito de encontrar pessoas com essa paixão para poder trocar idéias, cursos, palestras e afins.. mas aqui nunca vi nada do tipo, é sempre em SP.
    Acompanho alguns blogs de cosméticos orgânicos e as resenhas de sabonetes Fefa foram todas positivas! Sucesso!

    • Ah conheço sim, uma artesã linda a Sachi! E, nesse caso você já está familiarizada então, tem muitas opções mesmo (a gente é apimentado mesmo e nosso desafio é ter todos sempre ali, renovadinhos e frescos! rs). Puxa vida, realmente não conheço em Brasília mas se eu souber, divulgo e muito obrigada pelo carinho, já torcendo pra você também gostar, viu? beijo enorme!

  3. É exatamente isso que eu adoro. A praticidade!! Vc compra um produto que serve pra tudo. Pra levar numa viagem é perfeito!! Vai sair algum de pracaxi??

    • Karynne é verdade, são extremamente práticos e versáteis…é tão bom que é difícil voltar para os líquidos! rs Vai sim, a partir de 2a feira, 02/02 vem pracaxi herbal! Um beijão

  4. Olá Fefa!

    Conheci sua loja procurando por sabonetes artesanais na internet e me encantei com o sabonete de copaíba e lavanda, onde a descrição diz que serve para peles com rosácea. Minha pele é mista e muito, mas muito sensível por causa da rosácea e bem intolerante com a maioria dos cosméticos inclusive hidratantes faciais…

    Quero reduzir o número de coisas que uso no rosto e nesse caso gostaria de saber se esse sabonete de copaíba e lavanda pode, além de higienizar a pele, substituir o hidratante facial também?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Andreia, que alegria saber que você nos encontrou! Sim, o copaíba e lavanda é um sabonete muito suave e delicado, que pode ser usado em casos de rosácea, em crianças, em casos de dermatites também e, sim, pode ser usado como um sabonete facial e como é um sabonete bem hidratante, você vai sentir que sua pele vai necessitar de menos quantidade de hidratante facial, no entanto, o ritual de limpeza facial não dispensa a trinca: limpeza (mesmo a suave com o copaíba e lavanda), tonificação e hidratação. Você pode escolher uma hidratação mais leve com óleos faciais indicados para a sua pele! Um beijão.

  5. Menina, até escorreu uma lágrima quando li ” disponível Shampoo Sólido Abacate e Capim Limão em 01/02″ hahaha, ansiosa! Para o de Henna também, uso e amo!
    No processo de saponificação dos shampoos sólidos é utilizado soda caustica? Sempre tive essa dúvida.

    Tô indicando Fefa Pimenta para todas as amigas! Só amores pelos shampoos.

    • Olá Gisele, rs essa foi a melhor! rs mas sim o abacate e capim limão é muito balanceado e com espuma cremosa e essa aroma de capim limão, inconfundível, que além disso é ótimo para o couro cabeludo. É bem equilibrante!

      Na verdade é algo que tenho que fazer um post exclusivo, mas vou adiantar: toda saponificação envolve a presença de uma gordura (vegetal, com os óleos e manteigas vegetais e existem sabonetes com gordura animal, o sebo resultado das sobras de abatedouros), água e para juntar essa gordura e água – a grande alquimia, temos um álcali – o hidróxido de sódio. O que utilizamos é um hidróxido de sódio puro para análise – PA, isso significa que não é aquela soda cáustica usada para desentupir encanamentos ou vasos sanitários, é de uso laboratorial. E além disso, é utilizada o suficiente para a transformação, sendo neutralizada durante a “cura mágica” – um período de 30 dias, em que há toda a medição de Ph e finalmente, existe o que chamamos de superfatting, ou sobre gordura – um (novamente) balanceamento inerente a elaboração desse sabonete natural em que deixamos que haja mais gordura, de forma a ter um fator de segurança. Como você pode ver, um sabonete artesanal, quando feito seguindo todos esses pequenos cuidados, é somente benefícios e amor!

      E isso porque nem disse que é mantida toda a glicerina natural dessa transformação no seu sabonete, o que resulta no toque macio, limpeza suave e o grande diferencial de um sabonete que busca ser terapêutico e sensorial!

      Ah, e que alegria, muito feliz com o seu carinho e reconhecimento, um beijão!

  6. Vou gostar sim, tenho certeza! Difícil é escolher, quero todos!
    Achei um curso de Aromaterapia aqui em Brasilia da Terraflor! Já é um começo!
    Engatando na conversa da saponificação, também tinha essa dúvida sobre a soda cáustica. O hidróxido de amônia é mais suave ou dá no mesmo? E qual seria o PH final dos sabonetes?
    Obrigada Fefa!

    • Ah que ótimo Giovanna, aposto que você vai adorar. O hidróxido de amonia ele tem a tendência de resultados mais aquosos, é utilizado em tinturas de cabelo, mas aí no caso, o problema fica com os demais ingredientes dessa tintura (há algumas com ingredientes bem pesados!). O PH final de um sabonete natural fica em torno de 8 a 10. Apesar de parecer contrastante com o PH da pele (que logo se estabiliza) a formulação suave rica em óleos e manteigas vegetais proporciona um toque muito agradável e mantém a hidratação natural da pele. Um beijão

  7. Ai Fefa,
    É até tortura ler tanta coisa linda e eu aqui tao longe de tudo isto…
    Olha nao esqueci nosso combinado nao viu. Tenho uns parentes vindo me visitar em breve, quem sabe nao combinamos da entregar ser para eles a aí eles trazem as maleguetas para mim, heim.
    Um beijo
    e muito desejos de SUCESSO!
    Lola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *