Fefa Pimenta Sabonete Natural Shampoo Sólido

Olá Malaguetas!

E vamos iniciar a semana com a nossa série de postagens com assuntos relacionados aos sabonetes naturais (se você perdeu o primeiro post, clica aqui).Hoje vou compartilhar uma pergunta que respondo várias vezes (multiplica esse “várias” por mil! rs): “Ei, Fefa, dá pra usar sabonete natural no corpo inteiro?”

Antes de ler a resposta, vamos combinar: não estamos, definitivamente, conversando sobre os sabonetes convencionais, então você vai apagar da sua mente as gôndolas dos supermercados e lojas de departamentos (mencionei farmácias também?), estamos falando dos sabonetes naturais (com fórmulas equilibradas com óleos e manteigas vegetais e óleos essenciais), certo?

Agora sim respondo: sim, os sabonetes naturais podem ser usados em todo o corpo. Isso inclui o rosto, cabelos (mas aqui, vale a dica de saber escolher o mais adequado ao seu tipo capilar, e sobre o tema, teremos um post exclusivo!) e também pode ser usado nas nossas delicadas áreas íntimas, vimos que os sabonetes naturais possuem fórmulas equilibradas e não contam com ingredientes agressivos como nos sabonetes convencionais.

Então, vamos nos libertar: pode utilizar o seu sabonete natural no corpo e pode lavar sim o rosto, aproveite a espuma cremosa e divirta-se! Lógico que se você tem algum problema pontual na pele do rosto (como acne, dermatites e outros), é o caso de escolher um sabonete natural apropriado para combater esse pequeno detalhe e, aí sim, por causa desse caso específico, a indicação de mais de um sabonete natural torna-se necessária.Assim como casos específicos como piolhos, caspas, seborreia e outros problemas no couro cabeludo pedem a indicação de sabonetes naturais ideais para o cuidado terapêutico necessário para a eliminação. E a questão da área íntima merece destaque: São tantas campanhas publicitárias de marcas variadas, que insistem em dizer que você tem que usar aquele sabonete líquido “x”, caso contrário, tudo pode ser o caos íntimo no seu dia-a-dia. Quanto drama, não acham? Primeiro que muitos ginecologistas proíbem o uso destes tais sabonetinhos íntimos da farmácia (a minha foi uma delas), pois ao contrário do que parece, muitas vezes eles até causam vulnerabilidade na área para a proliferação de indesejáveis seres que adoram um escurinho e um calor. Portanto, esqueça isso!E depois, não é estranho o fato de um sabonete somente servir para uma área do corpo? eu sempre achei isso. Não é o caso dos sabonetes naturais: faça espuma e seja feliz na sua área íntima. Eu faço uso dessa forma e não tenho do que reclamar (obrigada por perguntar! rs). Não custa repetir que as fórmulas dos sabonetes naturais não possuem surfactantes, tampouco ingredientes agressivos e sintéticos, são óleos e manteigas vegetais que se integram e limpam sem agredir a saúde do seu corpo e sem poluir o meio ambiente. Vale ressaltar que, se você está com um desequilíbrio pontual na sua região íntima, como já vimos, é um caso específico: procure sabonetes naturais que possam auxiliar no combate a esse problema como os ricos em barbatimão, tea tree e lavanda em sua composição, por exemplo. Nesse caso, há um foco que precisa ser eliminado, portanto, vale contribuir com ingredientes que poderão ajudar a área íntima a voltar a seu equilíbrio sadio e natural.

Então percebam: um sabonete natural, que pode ser usado no corpo inteiro, que em muitas vezes dispensa hidratante (principalmente no verão), substituindo milhares de produtos exclusivos para cada área do corpo: não é uma forma de diminuirmos consumo, lixo com embalagens e tanto desperdício?

Fefa Pimenta Shampoo Sólido Sabonete Natural

O melhor disso tudo e onde eu quero chegar é que os cosméticos naturais visam uma integração com o bem-estar e a saúde e isso em harmonia com o meio ambiente e é por isso que devemos quebrar certos paradigmas que há tanto tempo engolimos da cosmética convencional. Aos poucos vamos descobrindo uma sensação de liberdade incrível e vendo resultados tão efetivos, que pensamos: que bom, faz parte de um passado muito distante!

Ei, vale o mesmo para os shampoos sólidos naturais e os líquidos saponificados: podem ser usados no corpo, sem qualquer problema (mas como eu já disse, teremos um post exclusivo para esses lindos, aguardem! rs).

Então, podemos concluir que os sabonetes naturais são:

Versáteis, porque podem ser usados em todo o corpo;
Naturais, pois não possuem quaisquer ingredientes sintéticos ou tóxicos que causam mal a sua saúde e
Terapêuticos, pois contém óleos essenciais, extratos de plantas e/ou flores e ainda contam com propriedades energéticas e fitoenergéticas (sobre óleos essenciais e ervas nos sabonetes naturais, aguardem!). Dignos e verdadeiros: define em duas palavras os sabonetes naturais!

Com tudo isso reunido em apenas uma barra e maravilhosamente disponível para você durante o banho, não parecem tão “caros” agora, não é?

Vamos quebrar paradigmas, vamos experimentar o que realmente traz resultados com simplicidade!

Beijos Malaguetas!

Obs.: sugestão para complementar essa leitura:
 Por que usar sabonetes naturais?
 Diferença entre Sabonetes Naturais – Hot Process e Cold Process

Logo Fefa Pimenta

9 thoughts on “Sabonetes Naturais no corpo inteiro? E sabonete íntimo, precisa?

  1. Olá Fefa!
    Estou entrando nesse mundo agora e estou amando, estou contando os minutos pra chegar meu shampoo sólido.
    Adorei seu blog, seu texto e tudo mais.

    Beijos..

  2. Olá, há um mês estou usando o sabonete com alecrim, que AMO e me trás muita alegria, mas agora não estou encontrando no site para fazer nova compra. Não está mais fabricando?

    • que alegria saber disso Maria! Sim, ele esgotou mas ainda produzimos dele, que deve retornar fresquinho a partir do dia 25 de setembro/17. Beijos de lavanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *