Fefa Pimenta Sabonete Natural Shampoo Sólido

Olá Malaguetas!

E vamos iniciar a semana com a nossa série de postagens com assuntos relacionados aos sabonetes naturais (se você perdeu o primeiro post, clica aqui).Hoje vou compartilhar uma pergunta que respondo várias vezes (multiplica esse “várias” por mil! rs): “Ei, Fefa, dá pra usar sabonete natural no corpo inteiro?”

Antes de ler a resposta, vamos combinar: não estamos, definitivamente, conversando sobre os sabonetes convencionais, então você vai apagar da sua mente as gôndolas dos supermercados e lojas de departamentos (mencionei farmácias também?), estamos falando dos sabonetes naturais (com fórmulas equilibradas com óleos e manteigas vegetais e óleos essenciais), certo?

Agora sim respondo: sim, os sabonetes naturais podem ser usados em todo o corpo. Isso inclui o rosto, cabelos (mas aqui, vale a dica de saber escolher o mais adequado ao seu tipo capilar, e sobre o tema, teremos um post exclusivo!) e também pode ser usado nas nossas delicadas áreas íntimas, vimos que os sabonetes naturais possuem fórmulas equilibradas e não contam com ingredientes agressivos como nos sabonetes convencionais.

Então, vamos nos libertar: pode utilizar o seu sabonete natural no corpo e pode lavar sim o rosto, aproveite a espuma cremosa e divirta-se! Lógico que se você tem algum problema pontual na pele do rosto (como acne, dermatites e outros), é o caso de escolher um sabonete natural apropriado para combater esse pequeno detalhe e, aí sim, por causa desse caso específico, a indicação de mais de um sabonete natural torna-se necessária.Assim como casos específicos como piolhos, caspas, seborreia e outros problemas no couro cabeludo pedem a indicação de sabonetes naturais ideais para o cuidado terapêutico necessário para a eliminação. E a questão da área íntima merece destaque: São tantas campanhas publicitárias de marcas variadas, que insistem em dizer que você tem que usar aquele sabonete líquido “x”, caso contrário, tudo pode ser o caos íntimo no seu dia-a-dia. Quanto drama, não acham? Primeiro que muitos ginecologistas proíbem o uso destes tais sabonetinhos íntimos da farmácia (a minha foi uma delas), pois ao contrário do que parece, muitas vezes eles até causam vulnerabilidade na área para a proliferação de indesejáveis seres que adoram um escurinho e um calor. Portanto, esqueça isso!E depois, não é estranho o fato de um sabonete somente servir para uma área do corpo? eu sempre achei isso. Não é o caso dos sabonetes naturais: faça espuma e seja feliz na sua área íntima. Eu faço uso dessa forma e não tenho do que reclamar (obrigada por perguntar! rs). Não custa repetir que as fórmulas dos sabonetes naturais não possuem surfactantes, tampouco ingredientes agressivos e sintéticos, são óleos e manteigas vegetais que se integram e limpam sem agredir a saúde do seu corpo e sem poluir o meio ambiente. Vale ressaltar que, se você está com um desequilíbrio pontual na sua região íntima, como já vimos, é um caso específico: procure sabonetes naturais que possam auxiliar no combate a esse problema como os ricos em barbatimão, tea tree e lavanda em sua composição, por exemplo. Nesse caso, há um foco que precisa ser eliminado, portanto, vale contribuir com ingredientes que poderão ajudar a área íntima a voltar a seu equilíbrio sadio e natural.

Então percebam: um sabonete natural, que pode ser usado no corpo inteiro, que em muitas vezes dispensa hidratante (principalmente no verão), substituindo milhares de produtos exclusivos para cada área do corpo: não é uma forma de diminuirmos consumo, lixo com embalagens e tanto desperdício?

Fefa Pimenta Shampoo Sólido Sabonete Natural

O melhor disso tudo e onde eu quero chegar é que os cosméticos naturais visam uma integração com o bem-estar e a saúde e isso em harmonia com o meio ambiente e é por isso que devemos quebrar certos paradigmas que há tanto tempo engolimos da cosmética convencional. Aos poucos vamos descobrindo uma sensação de liberdade incrível e vendo resultados tão efetivos, que pensamos: que bom, faz parte de um passado muito distante!

Ei, vale o mesmo para os shampoos sólidos naturais e os líquidos saponificados: podem ser usados no corpo, sem qualquer problema (mas como eu já disse, teremos um post exclusivo para esses lindos, aguardem! rs).

Então, podemos concluir que os sabonetes naturais são:

Versáteis, porque podem ser usados em todo o corpo;
Naturais, pois não possuem quaisquer ingredientes sintéticos ou tóxicos que causam mal a sua saúde e
Terapêuticos, pois contém óleos essenciais, extratos de plantas e/ou flores e ainda contam com propriedades energéticas e fitoenergéticas (sobre óleos essenciais e ervas nos sabonetes naturais, aguardem!). Dignos e verdadeiros: define em duas palavras os sabonetes naturais!

Com tudo isso reunido em apenas uma barra e maravilhosamente disponível para você durante o banho, não parecem tão “caros” agora, não é?

Vamos quebrar paradigmas, vamos experimentar o que realmente traz resultados com simplicidade!

Beijos Malaguetas!

Obs.: sugestão para complementar essa leitura:
 Por que usar sabonetes naturais?
 Diferença entre Sabonetes Naturais – Hot Process e Cold Process

Logo Fefa Pimenta

21 thoughts on “Sabonetes Naturais no corpo inteiro? E sabonete íntimo, precisa?

  1. Olá Fefa!
    Estou entrando nesse mundo agora e estou amando, estou contando os minutos pra chegar meu shampoo sólido.
    Adorei seu blog, seu texto e tudo mais.

    Beijos..

  2. Olá, há um mês estou usando o sabonete com alecrim, que AMO e me trás muita alegria, mas agora não estou encontrando no site para fazer nova compra. Não está mais fabricando?

    • que alegria saber disso Maria! Sim, ele esgotou mas ainda produzimos dele, que deve retornar fresquinho a partir do dia 25 de setembro/17. Beijos de lavanda.

  3. Fefa não estou imersa nesse mundo dos produtos naturais, mais estou (super) disposta a aplicar essa filosofia a minha vida, já sou vegetariana a dois anos, e meu plano é modificar todo meu estilo de vida progressivamente. Mas vamos a pergunta, eu tenho muitos pelos encravados, principalmente na virilha (foliculite), a pouco tempo fui numa dermatologista e ela me indicou passar um ácido manipulado (ácido azelaico). E, justamente após compra-lo comecei a pesquisar sobre essas medicinas alternativas. Existe algum tipo de sabão, ou algo do tipo que você acha que pode me auxiliar? pesquisei sobre esse ácido e não vi reclamações, tem como dizer algo sobre?

    • Evelyn, a melhor saída em termos de sabonete seriam os de argila. Eles ajudam com uma leve esfoliação. Eu, pessoalmente, também tenho e uso semanalmente o sabonete leite de nozes e café para uma esfoliação mais acentuada, porém não agressiva. Aplicar uma pasta de argila ou mesmo uma esfoliação com óleo de coco e grãos de café ou farinha de grão de bico na região – delicadamente – e com intervalos de tempo, também são alternativas para você.

  4. Oi Fefa! Eu tenho dermatite de contato nas mãos e ainda não identifiquei a causa, mas acredito que possa ser o uso dos sabonetes comuns e também do detergente para lavar louça. Esse é um dos vários motivos por que estou procurando alternativas naturais. Para amenizar a coceira e ressecamento provocados pela dermatite, qual sabonete é indicado? Grata. 🙂

    • Juliana, uma ótima opção pra você: castanha do brasil. Mas existem algumas clientes lindas que tb apresentam o quadro de dermatite e usam o copaíba e lavanda.

  5. Maravilhosa que fala né, sabonete íntimo sempre me agrediu, era candidíase todo mês e rios de dinheiro em medicamentos. Agora ñ mais. Vc é tão maravilhosa e seus produtos são tão mágicos que estou até me animando a usar shampoo sólido. Eu tenho progressiva e luzes. Sera que o shampoo fará um bom efeito?
    Obrigada por existir. ❤

    • Que coisa boaaaa ler isso! É tão bom quando a gente descobre que pode ser tão mais simples, não é? Então, em breve vai ter uma linha voltada justamente para cabelos nessa situação: com quimicas capilares, estamos desenvolvendo especificamente pra isso, falta pouco!

    • Olá Cleusa. Na verdade todos podem ser usados nessa função, mas lembrando que lavar com sabonetes (seja qual for) somente na parte externa, ou seja, na nossa vulva. A vagina (sim, internamente, algumas pessoas reconhecem como canal vaginal) somente água, para não interferirmos na biota e proteção natural da nossa área íntima. Ta bom? =)

    • Olá Tatiana. Em se tratando de um produto natural, nesse sentido, não. Mas é importante frisar que a higiene da área íntima precisa acontecer somente na parte externa (ou seja na vulva), bem suavemente e na superfície. Nunca na parte interna (no canal interno, melhor dizendo, na vagina) – pois aí sim, alteramos o pH da região que é uma importante defesa do organismo feminino.

  6. Oi Fefa tudo certo?
    Em geral uso um sabonete só para tudo,é uma maravilha quando viajo sem ter de levar tanta coisa, as vezes vario e uso um diferente só para o rosto, mas minha dúvida é quanto ao condicionador sólido. Ele também pode ser usado no corpo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *